Veículos de Alagoas têm até essa semana para conseguir redução no IPVA

Por Isabela Souza,

Automóveis com kit GNV no estado podem ter até 54% de redução na alíquota de 2019 e maior economia em comparação a combustíveis líquidos

Com a aproximação do fim de 2018, os motoristas de Alagoas têm ainda mais chances de garantir economia para o ano que se inicia. Com a redução de até 54% no imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) 2019 concedido a veículos que fazem uso do gás natural veicular (GNV), agora é o momento mais propício para que proprietários adaptem seus automóveis para o uso do energético.

Segundo a Instrução Normativa Nº 22/2018 da Sefaz/AL, quem usa GNV passa a ter uma alíquota de apenas 1,5% do valor do seu automóvel e chega a economizar entre 45% e 54% no valor do IPVA, a depender da potência do carro. Para a distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás, os condutores que regularizarem o kit GNV ainda em 2018 já contarão com a redução no IPVA do ano que vem.

“Este momento continua sendo o mais apropriado para motoristas adaptarem o veículo que já possuem para o uso do GNV e, assim, já garantir a redução no IPVA de 2019. Como estamos no fim de 2018, quem também comprar seu novo veículo e fazer a adaptação, contará não só com uma pequena parcela de IPVA esse ano, como já estará garantindo a redução no imposto do ano que vem”, explica o gerente comercial da Companhia, Fabio Sousa.

De acordo com a Algás, além desse benefício, outro aspecto que gera um cenário ainda mais econômico é a diferença de rendimento do GNV em comparação aos combustíveis líquidos, como a gasolina e o etanol.

Nos postos de combustíveis de Maceió, de acordo com levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a economia com uso do kit GNV em comparação à gasolina e ao etanol é de 41% a 44%. Só em Alagoas, são mais de 20 mil os veículos que utilizam o combustível alternativo.

Por Isabela Souza