Setor industrial conta com benefícios do gás natural no interior de Alagoas

Por Isabela Souza,

Em solenidade em Arapiraca, Algás e Governo de Alagoas celebraram marco para desenvolvimento econômico com inauguração do Gasoduto Penedo-Arapiraca

 

O Governador Renan Filho e a Diretoria Executiva da Algás recepcionaram hoje (5), no Teatro do Sesi Arapiraca, diversos convidados na solenidade de inauguração do Gasoduto Penedo-Arapiraca para apresentar o processo da obra e dar os primeiros passos para a operação do empreendimento na região.

Entre os convidados presentes, estavam representantes dos acionistas da Algás, como o diretor presidente da Gaspetro, Thomaz Coutinho, e o diretor executivo da Mitsui Gás e Energia do Brasil, Hiroki Toko. O Secretário de Desenvolvimento e Turismo de Alagoas, Rafael Brito, e o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, também prestigiaram a solenidade.

O diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, iniciou a ocasião destacando o gás natural como o meio para trazer eficiência energética ao interior de Alagoas. “Estamos trazendo aqui a energia do conforto e da eficiência através do gás natural. Com a chegada do Gasoduto, todo o agreste alagoano será beneficiado e contará com um importante diferencial para atrair novas indústrias e investimentos para a região”, declarou.

Além de Penedo e Arapiraca, os municípios de Igreja Nova e São Sebastião, que fazem parte da rota do Gasoduto, já podem oferecer o gás natural como vantagem competitiva para a atração de novas indústrias.

Para o Governador de Alagoas, Renan Filho, o diferencial do Gasoduto Penedo-Arapiraca é exatamente a capacidade de espalhar o desenvolvimento econômico por Alagoas. “A inauguração desse empreendimento cria um ambiente mais competitivo, o que coloca Arapiraca e demais cidades para disputar mercado com o resto do Brasil,” disse o Governador.

Reunidos também para receber a licença de operação do Gasoduto entregue pelo diretor presidente do Instituto do Meio-Ambiente de Alagoas, Gustavo Lopes, o Governador Renan Filho e o diretor presidente Arnóbio Cavalcanti realizaram as assinaturas dos três primeiros contratos de fornecimento de gás natural em Arapiraca junto a empresários da cidade. O grupo Coringa, presidido por José Alexandre dos Santos, o Grupo J Pinto, que tem como presidente Ibn Pinto, e os Postos Júnior, do diretor Valmir Maurício, são as três primeiras empresas que contarão com as vantagens comerciais do gás natural.

Com um investimento de R$ 36 milhões, por meio de recursos próprios da Algás e um financiamento do Banco do Nordeste, o Gasoduto Penedo-Arapiraca dará continuidade ao fluxo do gás natural distribuído a partir da estação da Companhia em Penedo até a estação na cidade de Arapiraca.

Finalizado antes do prazo previsto, o empreendimento conta com 67 km de extensão e tem capacidade para fornecimento de até 343 mil m³ de gás natural por dia. Todo esse volume permite que os segmentos industrial e veicular do interior alagoano tenham o gás natural como fonte de energia limpa e eficiente.

 

Fotos: Thomaz Japiassú

Por Isabela Souza