Semana de Combate ao Estresse alerta para cuidados com a saúde

Por Isabela Souza,

Iniciativas como meditação e relaxamento que partem de dentro do local de trabalho podem ajudar a prevenir sintomas

 O Dia Mundial de Combate ao Estresse, celebrado todo dia 23 de setembro, traz um alerta para a banalização dos sintomas e da doença, que atualmente atinge cerca de 70% da população brasileira, segundo dados da International Stress Management Association (ISMA). A doença pode vir de relacionamentos pessoais ou profissionais e procurar ajuda no estágio inicial é de grande importância.

Os sinais mais comuns do estresse são batimento cardíaco acelerado, dores na região do estômago, tensão muscular constante, insônia e respiração ofegante. Para amenizar os problemas, os profissionais da saúde recomendam a busca de atividades e hábitos saudáveis, dentro e fora do local de trabalho.

 

Ação inovadora

Em Alagoas, a distribuidora de gás natural do estado, a Algás, proporcionou uma semana inteira de iniciativas que visam à melhoria do bem-estar de seus colaboradores. Ações como meditação, alongamento, massagens e avaliação de saúde e nutricional, junto com uma apresentação de palestra sobre a arte do Jin Shin Jyutsu, ajudaram a liberar as tensões do cotidiano.

“A ginástica laboral e as massagens já fazem parte do cronograma fixo de atividades na Algás e servem para manter em todos a busca constante pelo melhor funcionamento pessoal e profissional”, explica a engenheira da gerência de segurança, meio ambiente e saúde e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Algás, Roberta Rolemberg.

A iniciativa inovadora está relacionada com os princípios de gestão da Companhia, que falam sobre a importância de estar de bem com a vida e com o novo, e reforça o “momento de reflexão necessário para que a saúde e o bem-estar dos colaboradores estejam sempre sob cuidados”, conclui Rolemberg.

 

Por Isabela Souza