Peru com Molho de Abacaxi

Por Vitória de Alencar,

Fonte: Tastemade

Saia da rotina na ceia de Natal e prepare esse delicioso peru com molho de abacaxi e cachaça super suculento e dourado. Todo mundo vai amar!

Essa receita serve até 8 pessoas.

Ingredientes

Azeite de oliva para refogar

2 cebolas picadas

4 dentes de alho picado

1 folha de louro

½ abacaxi cortado em cubinhos

50ml de cachaça

2 pimentas dedo de moça sem sementes picadas

200ml de suco de abacaxi

120ml de caldo de frango

1 colher de sopa de amido de milho dissolvido em 1 colher de sopa de água

200g de linguiça cortada em rodelas

2 xícaras de arroz negro pré cozido

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

½ xícara de amêndoa laminada tostada

2 talos de cebolinha picados

Instruções

Em uma frigideira quente, refogue 1 cebola, 2 dentes de alho e o louro no azeite de oliva. Adicione o abacaxi e deixe dourar bem. Depois, flambe com a cachaça.

Adicione a pimenta dedo de moça, o suco de abacaxi e o caldo de frango e deixe reduzir. Aos poucos, adicione a mistura de amido de milho e água e depois reserve.

Em uma panela com azeite de oliva, refogue 1 cebola, 1 dente de alho, a linguiça e o arroz negro pré cozido. Tempere com sal e pimenta-do reino. Adicione as amêndoas laminadas e a cebolinha. Reserve.

Retire os miúdos da cavidade do peru. Delicadamente, separe a pele da carne do peito do peru. Espalhe o azeite de oliva por todo o peito da ave e por toda a pele. Coloque o peru em uma assadeira e recheie a cavidade do peru com o arroz.

Amarre as patas com um barbante para evitar que o recheio vaze e faça pequenos cortes laterais para prender as asinhas. Leve ao forno preaquecido a 250 graus, durante 20 minutos. Passado o tempo, pincele novamente com azeite. Cubra o peru com papel alumínio e deixe durante 1 hora no forno a 210 graus. Retire o papel alumínio e pincele com o molho de abacaxi.

Volte ao forno e deixe até o termômetro saltar, leva mais ou menos 1 hora e 30 minutos. É importante pincelar o peru com o molho de abacaxi de 30 em 30 minutos. Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de servir.