Plantio inaugural de mudas do projeto Algás Calçada Verde é realizado na Gruta

Por Isabela Souza,

Iniciativa da Algás apoiada pelo IMA-AL teve marco oficial com a plantação de mudas na calçada de cliente residencial da Distribuidora

A manhã desta quarta-feira (29) marcou o lançamento oficial do projeto Algás Calçada Verde, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió. Desenvolvida pela distribuidora de gás natural do estado, a Algás, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), a iniciativa, de acordo com a Companhia, tem como objetivo aumentar o índice de arborização na capital alagoana.

O evento inaugural, realizado na calçada do edifício Horto Boulevard, da construtora Precol, contou com a presença do seu diretor, Marcelo Tavares, e dos diretores da Algás e do IMA, que destacaram o posicionamento das três instituições junto aos valores de preservação do meio ambiente. Também estiveram presentes estudantes da rede estadual de ensino, que ajudaram no plantio de uma muda de Ipê Amarelo no local.

“Ao lado da Algás, temos um compromisso com a população alagoana e queremos continuar construindo a identidade da sustentabilidade em Maceió. O projeto Algás Calçada Verde concretiza justamente esse importante processo”, declarou o diretor presidente do IMA, Gustavo Lopes.

Segundo a Algás, a ideia fundamental para o sucesso do projeto é a conscientização ambiental contínua. “Após o plantio feito pela Companhia, o papel dos clientes é cultivar, para que haja uma progressão na melhoria de qualidade de vida, com o ar mais puro e limpo em nossa capital. Este é um projeto de todos nós, cidadãos de Maceió”, completou o diretor presidente da distribuidora de gás natural, Arnóbio Cavalcanti.

 

Sobre o projeto

Destacando a importância da arborização urbana e o incentivo à reflexão e à atenção em relação ao meio ambiente, o projeto Algás Calçada Verde consiste no plantio de até duas árvores na calçada de cada cliente da Distribuidora que fizer a solicitação através do número 117 (ligação gratuita) ou do hotsite www.algas.com.br/calcadaverde.

Entre as espécies escolhidas e cedidas pelo IMA, estão mudas nativas da Mata Atlântica e de raízes pivotantes, que crescem para baixo no solo e não danificam o calçamento. Para a criação dos cercados, a Algás reutiliza seus restos de materiais de construção como tubos de Polietileno de Alta Densidade  (PEAD), preocupando-se mais uma vez com o reaproveitamento no meio ambiente.

O Algás Calçada Verde é um projeto realizado pela distribuidora alagoana de gás natural, em parceria com o IMA, e conta com o apoio institucional da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU-AL) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL).

 

Por Isabela Souza