Novas tecnologias e vantagens do gás natural são temas de Fórum em Maceió

Por Isabela Souza,

Palestrantes da Algás abordarão procedimentos da distribuidora alagoana, benefícios e possibilidades de uso do combustível no cotidiano e no mercado de trabalho

Cada vez mais presente no dia a dia do alagoano, o gás natural é considerado uma fonte de energia eficiente, contínua, limpa e segura. Para apresentar as possibilidades de uso e as vantagens do combustível, a distribuidora de gás natural do estado, a Algás, participará do 3º Fórum Alagoano de Gás Natural, a ser realizado nesta quarta-feira (20), às 9h, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

O gerente comercial da Companhia, Fabio Sousa, será um dos palestrantes do evento. Com o tema “O gás natural no dia a dia dos alagoanos”, sua palestra debaterá sobre a presença do energético no cotidiano do consumidor, com o objetivo de sensibilizar todos os presentes sobre o importante papel que a Companhia exerce no desenvolvimento sustentável de Alagoas.

“A distribuição de gás natural no estado funciona como vetor estratégico para o desenvolvimento. Além de discutir essa vantagem, outros benefícios e características do combustível serão abordados”, explica Sousa, que destacará também as possíveis aplicações do gás natural em indústrias e comércio.

Já André Alves, gerente de engenharia da Algás, marca presença no evento com a palestra “Gás Natural: oportunidades, desafios e novas tecnologias”. Segundo ele, um dos assuntos abordados no Fórum será o pioneirismo da Algás durante sua trajetória, desde a criação da empresa em 1993, passando por momentos históricos, como a realização do gasoduto Penedo-Arapiraca.

Ele explicará também o processo usado para a instalação da rede de gás em Maceió. Método que, de acordo com o gerente, reduz o impacto em relação à metodologia tradicional de abertura de valas para assentamento de tubos. “O Fórum é uma oportunidade de disseminar para o público as tecnologias que são usadas na distribuição do gás natural em Alagoas. Somos pioneiros em diversas atividades, desde a metodologia não destrutiva até a implementação de equipamentos de georreferenciamento e geossondagem. São as inovações tecnológicas que temos para implementar uma obra mais limpa e segura”, esclarece André.

O 3º Fórum Alagoano de Gás Natural é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e conta com o apoio da distribuidora alagoana de gás natural, a Algás. O objetivo do evento é promover a integração de ações de políticas públicas estaduais voltadas para o fomento do uso de energias limpas. As inscrições para o Fórum estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo site: https://doity.com.br/iii-forum-alagoano-do-gas-natural.

Por Isabela Souza

Foto: Thomaz Japiassú