Julho é um mês ideal para realizar plantios de árvores

Por Natália Figueiredo,

Usuários de gás canalizado podem solicitar plantios gratuitos à Algás, que intensifica a ação para aproveitar a época de chuvas.

Desenvolvido pela distribuidora de gás natural do estado, com parceria do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), o projeto “Algás Calçada Verde” planta gratuitamente até duas árvores nas calçadas dos clientes da Algás. Basta ligar para o número 117 ou acessar o hotsite www.algas.com.br/calcadaverde e solicitar o plantio.

A iniciativa tem o objetivo de contribuir com a arborização urbana e impulsionar a conscientização ambiental. Além disso, as mudas utilizadas são doadas pelo IMA/AL e o plantio não danifica o calçamento, já que são de espécies nativas da Mata Atlântica e de raízes pivotantes, que crescem para baixo no solo. A época de transição entre o inverno e a primavera é um dos períodos mais viáveis para plantar as árvores.

O diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, destaca a importância da arborização em perímetros urbanos, afirmando que a iniciativa promove reflexão sobre o meio ambiente e impulsiona maior qualidade de vida para a população.

“A arborização urbana garante benefícios significativos que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Além da produção de oxigênio, que torna mais puro o ar que respiramos, algumas outras vantagens podem ser citadas, tais como a amenização de questões climáticas, diminuição de poluição sonora e a proteção do solo contra erosão”, afirma Arnóbio.

“Além disso, o projeto é uma oportunidade de incentivar a sociedade a refletir sobre ações que devemos praticar para fazer parte da preservação do meio ambiente, que apesar de simples podem ser eficientes”, conclui o diretor presidente, posicionando também a Algás junto a valores ligados à preservação do meio ambiente.