Geração de Energia

Durante o horário de ponta (entre 17h30 e 20h30 nos dias úteis para Alagoas) o custo do kWh de energia elétrica aumenta consideravelmente quando comparado com o kWh fora do horário de ponta.

Para a redução dos custos, uma alternativa é gerar a própria energia nesse horário por meio de geradores movidos a gás natural. Além de reduzir os custos com energia elétrica, os geradores podem funcionar como backup em casos de falha no fornecimento de energia elétrica convencional, sendo estrategicamente importante para a manutenção das condições operacionais dos empreendimentos.

Complemento ao Sistema de Aquecimento por Energia Solar

Esse sistema é o ideal sob o ponto de vista econômico. Todo sistema de aquecimento de água por energia solar deve possuir uma fonte complementar de energia para garantir o fornecimento de água quente, durante a noite e em dias nublados, quando a energia solar não é suficiente para aquecer a água a níveis desejáveis. Nesse momento outra fonte de energia deve ser utilizada e o gás natural é considerado por especialistas como uma solução energética ideal para o complemento ao sistema de aquecimento por energia solar.

Cogeração

Cogeração é a produção simultânea de energia elétrica e térmica, quer seja calor ou frio, a partir de uma única fonte de energia, em geral o gás natural e que objetiva o melhor aproveitamento do combustível primário. O sistema de cogeração é considerado como uma das formas mais eficientes de utilizar a energia. Enquanto um sistema de geração de energia isolado possui uma eficiência usualmente em torno de 30 a 40%, o sistema de cogeração pode superar 80% de eficiência. Aplica-se em empreendimentos comerciais e industriais que possuem demandas de elétrica e térmica ao mesmo tempo.

POSSIBILIDADES DE USO

Na Indústria

O processo de cogeração a gás natural é utilizado em indústrias de qualquer setor produtivo que precisam de calor, quer seja na forma de gases quentes ou de vapor ou resfriamento no seu processo produtivo.

No Comércio e Serviços

Esses setores podem utilizar a cogeração com motores ou turbinas a gás natural. Geralmente são estabelecimentos que possuem unidades centrais de condicionamento de ar e centrais de aquecimento de água, como shopping centers, hipermercados, edifícios comerciais, hotéis, clubes, hospitais, aeroportos etc.