Edital Algás Social beneficia diversidade de ações sociais em Alagoas

Por Isabela Souza,

Projetos contemplados têm oportunidade de difundir cidadania junto à comunidades pelo estado

 

Desde 2001, as ações sociais e de cidadania da Algás, a distribuidora de gás natural de Alagoas, vêm contemplando as áreas de cultura, educação, esporte, meio ambiente e saúde no estado. Foi para democratizar esse acesso aos recursos de financiamento que, em 2016, foi criado o Edital Algás Social, que em 2018 chega a sua terceira edição com muita história e resultados positivos para compartilhar.

Segundo o diretor presidente da Distribuidora, Arnóbio Cavalcanti, a diversidade de expressões de cidadania manifesta a responsabilidade social que sempre esteve presente nos planos da Companhia. “As iniciativas beneficiadas pelo Edital são focadas no incremento dos indicadores sociais de Alagoas, na certeza de que o resultado alcance o desenvolvimento sustentável, que deve ser encarado de forma abrangente pelas práticas e políticas sociais”, conta Cavalcanti.

Um desses resultados é o projeto “Educação Ambiental e Consumo Consciente”, da Associação Teatral Nêga Fulô, um dos quatro contemplados no Edital Algás Social 2016-2017. A ação buscou sensibilizar estudantes de escolas da rede pública de Maceió, Penedo e Arapiraca, através de um espetáculo teatral com temática ecológica, sobre questões como poluição, racionamento de água e desmatamento.

Para a organização do projeto, o Edital tem um papel de grande relevância em Alagoas, pois proporciona oportunidades de valorizar expressões sociais próprias do estado. “Por meio do certame, pudemos levar arte e cultura a um público menos privilegiado que tem pouco acesso a esse tipo de ação. Acredito que as iniciativas da Algás trazem benefícios muito importantes a quem executa os projetos e, principalmente, a quem tem oportunidade de acompanhá-los”, explica Diva Gonçalves, integrante da Associação Teatral.

A terceira edição

Lançado na última quarta-feira (16), o Edital Algás Social 2018-2019 contemplará mais quatro projetos sociais, desenvolvidos em Alagoas, com valores individuais de até R$ 30 mil, totalizando R$ 120 mil procedentes de recursos próprios da Distribuidora. O período de envio de projetos vai até o dia 19 de junho. O edital na íntegra e a plataforma de inscrição podem ser acessados através do site da Algás (www.algas.com.br/editalsocial).

 

Por Isabela Souza