Distribuição de gás natural é um dos temas de congresso da área científica em Maceió

Por Isabela Souza,

Engenheiro da Algás apresentará palestra sobre sistema desenvolvido pela Companhia para controle de dados na distribuição do combustível

Com apoio da distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, o Programa Especial de Capacitação Discente (PEC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) promoverá, nos dias 14 e 15 de abril, o Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia (Conecte), no auditório da Reitoria da instituição. Em sua décima edição, o evento é responsável pela disseminação de produção científica em engenharia do estado. Além de minicursos e apresentação de trabalhos científicos, o congresso também contará com palestras que abordarão temas diversos das áreas ligadas às engenharias.

O engenheiro da Algás, Zilberto Medeiros, participará do evento no próximo sábado (14), a partir das 10h30. Com o tema “Supervisão, Controle e Aquisição de Dados na Distribuição de Gás Natural”, a palestra do engenheiro mostrará o desenvolvimento e customização do Sistema de Supervisão, Controle e Aquisição de Dados (SCADA) da Companhia para distribuição de gás natural canalizado.

“As funcionalidades e os equipamentos monitorados, o tipo de comunicação utilizada e demais características de usabilidade do sistema SCADA serão alguns dos tópicos abordados. O modelo, desenvolvido e utilizado pela Algás, é fundamental para o acompanhamento de distribuição do combustível pela nossa Companhia”, conta Medeiros.

Ainda segundo o engenheiro, por ser a responsável por levar gás natural para consumo residencial, comercial, industrial e veicular em Alagoas, a Algás possui uma grande quantidade de tubulações e instalações subterrâneas em Maceió. “Desse modo, demanda-se um devido acompanhamento para melhor proveito do gás natural”, completa.

Para inscrições e mais informações sobre a programação da décima edição do Conecte, acesse conecte-al.com.br/.

 

Por Isabela Souza