Cactos na decoração

Por Vitória de Alencar,

Se você é uma pessoa que gosta de jardinagem, mas procura plantas fáceis de cuidar e que sejam adaptáveis à uma casa sem espaços abertos, os cactos podem ser o que você procura.

Com muitas variedades, os cactos são atraentes, bonitos e até carregam certo carisma em suas diversas formas, cores e texturas. A multiplicidade de tamanhos também permite que os cactos sejam encaixados na decoração de quase todos os ambientes: os mini podem ser colocados no banheiro, na cozinha ou no parapeito das janelas. Os maiores, por sua vez, na varanda (ou jardim externo, se você tem um) e até mesmo em vasos maiores no chão da sala.

Usando vasos criativos e combinando as texturas, qualquer ambiente fica mais bonito e divertido.

Os cactos também invadiram a decoração de outras formas: luminárias, papeis de parede, cabideiro e almofadas são alguns dos objetos em que você encontrar os padrões que reproduzem cactáceos.

As Vantagens de Escolher o Cacto

Praticidade nos cuidados

Cactos são típicos de regiões secas, mas vivem muito bem em temperaturas mais amenas. Além de embelezar a casa, eles precisam de poucas regas, feitas diretamente na terra. Cerca de uma vez na semana quando está mais calor e, no tempo mais frio, a rega pode ser aumentada para uma vez a cada 15 dias.

O cacto também não precisa ser plantado em vaso com furos de drenagem, podendo ser plantado em vidros e outros vasos decorativos. Ele cresce sempre de forma proporcional, dispensando a necessidade de podas ou outros tipos de corte.

Variedade de tamanhos

Os cactos são encontrados em diversos tamanhos e podem compor um jardim grande, no exterior da casa, ou ficar em um vasinho pequeno, em cima da bancada da cozinha. São plantas que não crescem além do tamanho do vaso de que dispõe, então, não precisa se preocupar com o espaço disponível.

Os cactos também ficam mais bonitos quando tomam sol! Se você tem uma área da casa que pega bastante luz solar, deixe os cactos ali. Esse tipo de planta adora receber luminosidade direta e pode passar horas desse jeito sem ser prejudicada.

Beleza

As flores de cactos são lindas! Elas demoram algum tempo até aparecer, mas toda a espera vale muito a pena, você vai ver.

Fonte: Viva Decora