Com o incentivo da Algás, mercado e área acadêmica se integram em benefício de Alagoas

Por Isabela Souza,

Ações de diálogo junto a estudantes e profissionais do mercado e difusão da versatilidade do gás natural aconteceram em seminários e congressos ao longo do ano

A expansão dos valores de responsabilidade social foi um dos aspectos que marcou o ano de 2017 da Algás, a distribuidora de gás natural de Alagoas. Além da interiorização de seus projetos sociais com o Edital Social, a Companhia também ampliou sua presença em eventos técnicos e acadêmicos no estado, seguindo a sua premissa de integrar o campo profissional com o campo discente.

Durante o ano, a distribuidora alagoana apresentou em eventos técnicos e acadêmicos, como a Semana de Arquitetura e Urbanismo (Semau) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Ciclo de Palestras de Engenharias, os desafios e os casos de sucesso da implantação dos diversos usos do gás natural no estado e o papel que a Algás desempenha no desenvolvimento sustentável da região.

Para o diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, aproximar-se do meio acadêmico e de pesquisa difunde cada vez mais as possibilidades de desenvolvimento proporcionadas pelo gás natural.

“Em todas as nossas atividades, procuramos viabilizar o crescimento sustentável de Alagoas. O gás natural, sendo uma das principais fontes de energia de estabelecimentos residenciais, comerciais e industriais do estado, tem um importante papel na difusão de valores, conhecimento e oportunidades”, nota o presidente.

Segundo o mesmo, uma das ações acadêmicas que marcou essa integração foi a palestra no 9º Congresso Brasileiro em Petróleo e Gás, em novembro deste ano. O engenheiro da Algás, Giancarlo Gonçalves, e o pesquisador do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Ufal, Ricardo Fernandes, apresentaram o projeto que está sendo desenvolvido pelos estudantes e pesquisadores da instituição em parceria com a Distribuidora: a criação de um software para gerenciamento e análise de sistemas de malhas de fluxo de gás natural.

Organizados por estudantes da Ufal, a Semau e o Ciclo de Palestras de Engenharias foram também exemplos de eventos que promoveram o crescimento dessa parceria. Ambos tiveram palestras ministradas por engenheiros e arquitetos da Algás, que trataram da presença do gás natural no cotidiano do alagoano, desde a infraestrutura ao seu consumo, e sensibilizaram a todos os presentes sobre o crescente papel que a Companhia exerce no desenvolvimento sustentável do estado.

 

Por Isabela Souza