Algás lança segunda edição do projeto Arte no Prato

Por Isabela Souza,

Coleção de pratos de porcelana que une gastronomia e arte alagoana conta com a participação de 12 artistas e 24 restaurantes

O maior projeto artístico-gastronômico já desenvolvido no Estado está de volta – mais uma vez, em uma curta e disputada temporada. Lançado em 2015 pela Algás, distribuidora alagoana de gás natural, o Arte no Prato retorna a partir do próximo dia 18 de outubro com sua segunda coleção exclusiva e limitada de pratos de porcelana estampados com obras inéditas de artistas alagoanos.

Doze artistas alagoanos ou radicados em Alagoas, como Maria Amélia Vieira, Pedro Lucena, Rosa Piatti e Suel Damasceno, foram convidados a produzir ilustrações para as receitas desenvolvidas por 24 restaurantes como Maria Antonieta, Divina Gula, Janga e Bistrô Fernandes especialmente para a ação – que, este ano, tem como tema a homenagem aos 200 anos de Alagoas. Da fusão entre as artes e os sabores, saíram delícias como o Ensopadinho de Sururu com Camarão, do chef Jonatas Moreira, do Akuaba; Nhoque de Inhame com Ragú de Cordeiro, da equipe do Anamá; Camarão a Três Águas, da chef Maria Juliana, do Bistrô Fernandes e Xerem com Drummette na Cachaça, da chef Manuela Magalhães, da Cuscuzeria.

Motivada pelo sucesso da primeira edição da ação em 2015 – quando diversos modelos de pratos esgotaram-se em menos de uma semana – a Algás não só decidiu incorporar o Arte no Prato em seu calendário de ações de forma bienal, como também dobrou este ano a quantidade de pratos produzidos para cada uma das ilustrações.

Para ganhar e colecionar os pratos, basta consumir nos restaurantes participantes a receita criada para o projeto até o dia 30 de outubro (ou enquanto durarem os estoques). A cada prato entregue para os clientes, os restaurantes destinarão o valor de R$ 10,00 como contrapartida social do projeto Arte no Prato, que, nesta edição, será utilizado para a realização do projeto Viva a História, um ciclo de oficinas de artes para jovens estudantes do ensino médio da Escola Estadual Afrânio Lages, ministradas por artistas contemporâneos alagoanos, dentro de um processo integrado que culminará na produção de um webdocumentário.

“Além da contribuição social e cultural, acredito que o grande propósito deste projeto é difundir o conceito de alagoanidade, potencializando os valores da gastronomia, das artes visuais, da história e da cultura de Alagoas no ano de seu Bicentenário”, diz Felipe Guimarães, gerente de marketing e comunicação da Algás.

O lançamento do projeto será realizado na galeria de arte Galpão 422, no Jaraguá, no dia 17 de outubro, às 19h30, com a exposição das obras criadas para o Arte no Prato, a presença dos artistas e chefs de cozinha e da primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros, além de representantes da ALGÁS. Após a noite de lançamento, a exposição ficará em cartaz até o dia 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h, e sábado, das 9h às 13h.

Saiba mais em www.algas.com.br/artenoprato

 

 

Foto por Renner Boldrino