APRESENTAÇÃO

A Algás opera no mercado de comercialização de gás natural desde 1994 e numa atitude ousada, com apenas dois anos em operação, em 1996 tornou-se a primeira empresa do país a assumir o seu sistema de distribuição, até então operado pela Petrobras. Esse seria apenas o indicativo da vocação pioneira da concessionária alagoana, que a partir da definição de seu propósito, tornou-se a primeira distribuidora de gás natural do Brasil a se declarar uma empresa de integração energética.

O Propósito e os Princípios são, desde então, condutores de estratégias e ações que levam a organização a se destacar cada vez mais no mercado local e nacional pelos trabalhos desenvolvidos nos segmentos em que atua e ser uma empresa plenamente integrada às cadeias produtivas do estado de Alagoas.

Essa é a Algás, concessionária alagoana de gás natural que tem como acionistas o Estado de Alagoas, a Gaspetro – empresa subsidiária da Petrobras, e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, que, juntas, perseguem metas que contribuam cada vez mais para o desenvolvimento do estado. O Governo de Alagoas detém 51% das ações ordinárias da empresa, e os outros dois sócios têm cada um 24,5% de participação. Entretanto, a gestão da Algás segue um modelo colegiado, baseado na unanimidade, no qual as principais decisões coorporativas dependem da concordância de opinião dos representantes dos três sócios.

A forte interação existente entre os principais gestores, representantes dos acionistas, convida todos os colaboradores a aderir à construção de um projeto que vai muito além da simples operação de um negócio. Visa à materialização do sonho de implantar uma empresa que se consolida, a cada dia, como referência de excelência na prestação de serviço público e exemplo de posicionamento ético.

A Algás cresceu expressivamente nos diversos segmentos em que atua. Os maiores responsáveis por esses resultados foram, entre outros fatores, seu modelo de gestão com metas ousadas, equipe engajada, soluções criativas, além de iniciativas pioneiras como, por exemplo, a distribuição e comercialização do gás natural residencial – tornando Alagoas a primeira capital fora do eixo Rio-São Paulo a usufruir dos benefícios do gás natural canalizado em residências; a criação do primeiro Selo de Qualidade do Gás Natural do Brasil; e o fornecimento de gás natural para o aeroporto Zumbi dos Palmares, o primeiro do país a contar com um sistema de co-geração a gás natural.

Esse posicionamento faz com que a Algás ultrapasse a condição de distribuidora de gás natural e assuma seu papel efetivo no desenvolvimento do estado de Alagoas e no mercado de gás natural brasileiro.

DIRETORIA

Arnóbio Cavalcanti Filho

Diretor Presidente

Luciano Kulka Ribas

Diretor Administrativo e Financeiro

Flávio Borges Barros

Diretor Técnico Comercial